quarta-feira, 2 de outubro de 2013

2º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais - PLANALTO-BAHIA





Professoras Ilza, Lane e Marta: O PAPEL DA ESCOLA



PENAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
2º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais  PLANALTO-BAHIA





PROGRAMAÇÃO – CH 8h – 04/05/2013

OBJETIVOS:
  •   Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
  •   Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de áreas da leitura e da escrita;
  •   Compreender a importância da avaliação no ciclo da alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
  •   Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
O grande abraço

O grande abraço

Cativar
Uma palavra tão linda já
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e

Todas juntinhas se ler cativar
Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor

Que alguém tem que levar
Cativou disse alguém
Laços fortes criou
Responsável tu és

Pelo que cativou
Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar

Viver perto de alguém



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
     -  Abertura;
     -  Acolhimento;
     -  Dinâmica de vitalização (O grande abraço)
     -  Exibição da Programação do Dia.
     -  Entrega do material
     -   Apresentação de slide: Memória
     -  Leitura deleite: A Formigadinha

Professores Alfabetizadores: Apostando conhecimentos
 
Professores Alfabetizadores: História do Currículo

     -  Retomada das atividades da formação anterior, através da dinâmica de estudo: Apostando conhecimentos.
     -  Apresentação do slide: História do Currículo
     - Orientação para estudos teóricos dos temas apresentados no módulo I:
1ª ano: Currículo na Alfabetização: Concepções e princípios  
2º ano: Currículo na Alfabetização: Consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem 
3º ano: Currículo inclusivo: O direito de ser alfabetizado
     -  Leitura dinâmica: Estudo sobre os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa 
     - Análise das fichas de acompanhamento da aprendizagem das crianças e ficha do perfil da turma 
    - Esclarecimento de dúvidas (geral)
     - Avaliação do Encontro
     - Mensagem final: Educação e Vida



Nenhum comentário:

Postar um comentário