terça-feira, 8 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 1º ANO



SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 1º ANO
Tema: Poesia ( PASSARINHO FOFOQUEIRO )
Bloco de conteúdos: 
  •  Português; 
  • Ciências;
  • Matemática
Conteúdos:
·                    Leitura e Interpretação;
·                    Habitat /  Características Física e locomoção de animais;
·                    Situações problemas ( adição e subtração );
Objetivo Específicos:

·                    Favorecer o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura do texto poético;
·                    Reconhecer as diferenças entre habitat, características físicas e locomoção dos animais;
·                    Usar estratégias próprias para resolver problemas envolvendo adição e subtração;


Turma e Idade dos Alunos
1º ano - 6 anos
Tempo Estimado
2 dias.
Material Necessário:
·                    Cartaz / cópias da poesia / Livro de curiosidades dos animais
·                    Atividades xerocadas/Quebra-Cabeça


 1º dia – Língua Portuguesa
Eixo – Leitura e Oralidade

Desenvolvimento:
·                    Organizar a sala para a leitura da Poesia.( a critério do professor).
·                    Expor no quadro o cartaz com a poesia informando o gênero (Poesia).
·                    Realizar a leitura coletiva, e logo após, propor questionamentos desenvolvendo a oralidade: Sobre o que fala o texto? O que é ser fofoqueiro? Fofoca é uma coisa boa? Porque? Qual foi a fofoca que o passarinho fez de cada animal? Você já ouviu alguma dessas expressões relacionadas a pessoas? Como?


Eixo – Aquisição da Escrita

Desenvolvimento:
·         Distribuir cópias da poesia.
·         Ler a poesia, pausadamente, dando ênfase ao som de cada palavra.
·         Pedir para que alguns alunos vão até o cartaz, aponte o nome de um dos animais e leia, em seguida, registre no quadro.
·         Orientar para que os alunos pintem no texto, o nome desses animais.
·         Dividir a sala em seis grupos, com uso do alfabeto móvel cada um irá formar o nome de um dos animais da poesia.
·         Chamar um representante de cada grupo, para que escreva no quadro como formou o nome do animal, realizando assim uma correção coletiva.
·         Após a correção, aplicar a atividade, onde os alunos irão ordenar as letras que formarão o nome dos animais: COBRA, FOCA E ARARA. (Atividade 1)
·         Releitura do cartaz com a poesia destacando cada palavra e o espaçamento entre elas.
·         Entregar para cada aluno uma cópia do texto, onde eles terão que observar as palavras que faltam e completar.
 

Avaliação:

·         Observação do comportamento e participação individual e coletiva na realização das atividades enfatizando a oralidade e a escrita.


2° dia – Ciências (1º Horário)
Eixo – Leitura e Oralidade

Desenvolvimento:
·                    Organizar os alunos no pátio, para acompanhar a leitura do livro”Curiosidades dos Animais”(confeccionado pelo professor).
·                    Propor questionamentos para aprofundar as informações sobre os animais: Todos esses animais vivem no mesmo habitat?Quais desses animais têm as mesmas características físicas?Qual é a forma de locomoção de cada animal?Qual locomoção que você achou mais interessante?Por quê?

Eixo – Aquisição da Escrita

Desenvolvimento:
·                    Confeccionar junto com os alunos uma cópia do livro “Curiosidades dos Animais”, eles irão escrever e ilustrar.
·                    Conversar com os alunos sobre a importância das informações contidas na capa de um livro, como:Título, Autor, Ilustrador e Editora.
·                    Aplicar atividade (Confecção do livro).


2º Horário – Matemática
Eixo – Leitura e Oralidade


Desenvolvimento:

·         Dividir os alunos em grupos e propor o Jogo da Forca com as palavras: ZOOLÓGICO,ANIMAIS, PESSOAS e DIVERSÃO e, em seguida conversar com os alunos sobre essas palavras, perguntando se elas fazem parte do mesmo campo de informação.
·         Após todos os comentários, apresentar situações problemas (xerocadas) e resolver coletivamente, fazendo as interversões necessárias.

Avaliação:
 
·                    Com os alunos, ainda em grupos,distribuir um quebra-cabeça, onde eles irão identificar e montar a imagem dos animais:OSTRA,FOCA,COBRA,LEÃO MARINHO,ARARA e  PASSARINHO.
 
Obs. Professor antes de aplicar o “ Jogo da Forca”, converse com os alunos sobre as regras do jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário