Um olhar sobre a formação continuada dos professores
alfabetizadores de Planalto
Temos que ser a
mudança que queremos ver no mundo.
Gandhi
Temos vivenciado na história do Brasil, a
dura realidade de identificar que muitas crianças tem concluído sua
escolarização sem estarem plenamente alfabetizadas, assim, o Pacto surge como
uma luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos,
até o 3º ano do ciclo de alfabetização. Busca-se, para tal, contribuir para o
aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores.
As Ações do Pacto
apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação
continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores
de estudo;
2. Materiais
didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias
educacionais;
3. Avaliações
sistemáticas e
4. Gestão, controle
social e mobilização.
Encontro de Formação na Escola ACM |
Dentre as ações do Pacto apresentadas acima, vamos,
nesta oportunidade, enfatizar e demonstrar a formação continuada dos
professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo considerada como eixo
principal. Essa formação é constituída por um conjunto integrado de ações materiais
e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC.
Sabemos do enorme desafio que temos pela
frente: reinventar a escola. Precisamos e queremos uma nova prática pedagógica.
O que devemos fazer para encontrar respostas para que essa prática realmente
traga resultados positivos? Precisamos de referência. Onde busca-la? Precisamos
de critérios para a organização da prática, precisamos de visão e se falta a
visão, há um grande perigo de as práticas se corromperem, desarticularem-se,
passarem a valer por si só e não como mediação para aquilo que é essencial.
Todos têm direito à educação. Isso é
fundamental, pois não nascemos prontos, nem programados; precisamos da educação
para nos humanizar.
Dentro dessa visão, a
alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual,
pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom
exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter
clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de
métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter
clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Encontro de formação na Escola ACM - Integração e fortalecimento do grupo |
A formação do
professor não se encerra na conclusão do seu curso de graduação, mas se realiza
continuamente na sua sala de aula, onde dúvidas e conflitos aparecem a cada
dia. Uma das possibilidades de superação de dificuldades é a oportunidade de
discutir com outros profissionais da educação, o que pode favorecer a troca de
experiências e propiciar reflexões mais aprofundadas sobre a própria prática.
É com a intenção de
assegurar uma reflexão mais minuciosa sobre o processo de alfabetização e sobre
a prática docente que se criou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa.
A formação de docentes é uma tarefa complexa
que precisa contar com o esforço conjunto de diferentes segmentos da sociedade.
Este Programa do Ministério da Educação se desenvolve em parceria com
universidades públicas brasileiras e secretarias de educação. Não há como
garantir a efetividade da formação docente sem a participação ativa desses três
segmentos. Cada um desses tem funções específicas a fim de garantir o bom
andamento do programa.
Para finalizar citamos esta preciosa reflexão de Vasconcellos:
Para finalizar citamos esta preciosa reflexão de Vasconcellos:
Encontro de Formação no Telecentro |
Ainda que eu participasse da construção do
Projeto Político-Pedagógico da minha instituição, que ajudasse a construir o
Quadro de Saberes, ainda que participasse de seminários e congressos, fizesse
pós-graduação, ainda que trabalhasse com um currículo não-disciplinar, com
projetos ou temas geradores, criasse dispositivos pedagógicos inovadores, ainda
que tivesse alunos com necessidades educativas especiais, ainda que fizesse
trabalho voluntário, ainda que não trabalhasse mais com a reprovação como
alternativa...
Professores Alfabetizadores |
Referência:
Caderno do Pacto, Apresentação.
Vasconcellos,
Celso dos S. Currículo: A Atividade Humana como Princípio
Educativo. São Paulo: Libertad, 2009, p. 245-246.
PENAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1º Encontro de Formação - JORNADA PEDAGÓGICA 2013
Representações dos Professores Alfabetizadores |
PENAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1º Encontro de Formação de Professores
Alfabetizadores Municipais - PLANALTO - BAHIA
JORNADA PEDAGÓGICA - 26/02/2013
- Relembrar as experiências da implementação do Pacto com Municípios no ano de 2012;
- Propiciar a compreensão da dinâmica do PENAIC – Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, discutindo sobre as expectativas, os conhecimentos e opiniões acerca do mesmo;
- Discutir a importância da Formação Continuada do Professor Alfabetizador, nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
- Analisar e refletir sobre a avaliação das capacidades relacionadas à alfabetização;
- Promover uma reflexão sobre a prática da avaliação diagnóstica.
ATIVIDADES
REALIZADAS:
- Abertura;
- Acolhimento;
- Mensagem/Oração: A Lição do Pássaro (Vídeo)
- Apresentação da Equipe do PENAIC
- Exibição da Programação do Dia.
- Leitura deleite: A Formigadinha
- Sensibilização: História de Patrick
- Memórias do PACTO PELA EDUCAÇÃO com os municípios, ano 2012
- Dinâmica de integração: PALAVRAS
- Apresentação do PENAIC – Video institucional
- Apresentação do PENAIC – Slide / Exposição
- Leitura dinâmica e comentário do texto A formação do professor alfabetizador: responsabilidade social
- Mensagem inicial: O Valor de ser educador (vídeo)
- Abordagem do Tema / Leitura dinâmica do texto Ciclo da Alfabetização: enturmação, avaliação e progressão continuada
- Avaliação diagnóstica (Exposição participada, leituras e atividade em grupo)
- Socialização: Exposição de ideias
- Esclarecimento de dúvidas (geral)
- Avaliação do Encontro
- Mensagens finais
ANEXOS:
1.
MÚSICA
Amor
Universal
Todo mundo precisa de carinho
De um sorriso, de amor e de atenção
Às vezes até de um colinho
De um abraço pra sentir o coração
De um sorriso, de amor e de atenção
Às vezes até de um colinho
De um abraço pra sentir o coração
É bom ter você aqui comigo
Bem pertinho sentindo esta emoção
Bate alegre o meu coraçãozinho
Nas batidas do seu coração
Bem pertinho sentindo esta emoção
Bate alegre o meu coraçãozinho
Nas batidas do seu coração
Imagine o mundo inteiro
Ouvindo esta nossa canção
E dizendo eu te amo
No idioma de cada nação
Ouvindo esta nossa canção
E dizendo eu te amo
No idioma de cada nação
I love you diz o inglês
Ich liebe dich fala o alemão
Je t'aime je t'aime diz o frânces
Ai shiteiru se fala no Japão
Io te amo em italiano
Ana bahebak falam nas arábias
Yo te quiero em espanhol
E no Brasil, te amo, te amo
Ich liebe dich fala o alemão
Je t'aime je t'aime diz o frânces
Ai shiteiru se fala no Japão
Io te amo em italiano
Ana bahebak falam nas arábias
Yo te quiero em espanhol
E no Brasil, te amo, te amo
2. MÚSICA
Momento da música Campeão |
Campeão Vencedor
Acredite é hora de vencer
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer
Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito pra super herói
Nossos sonhos a gente é quem constrói
É vencendo os limites escalando as fortalezas
Conquistando o impossível pela fé
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer
Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito pra super herói
Nossos sonhos a gente é quem constrói
É vencendo os limites escalando as fortalezas
Conquistando o impossível pela fé
Campeão vencedor
Deus dá asas faz teu vôo
Campeão vencedor
Campeão vencedor
Momento da música Campeão |
essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor...
Te mostra o teu valor...
Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito pra super herói
Nossos sonhos a gente é quem constrói
É vencendo os limites escalando as fortalezas
Conquistando o impossível pela fé
Já nasceu com jeito pra super herói
Nossos sonhos a gente é quem constrói
É vencendo os limites escalando as fortalezas
Conquistando o impossível pela fé
Campeão ...
Tantos recordes você pode quebrar
As barreiras você pode ultrapassar
E vencer
As barreiras você pode ultrapassar
E vencer
2x Campeão...
2º Encontro de
Formação de Professores Alfabetizadores Municipais - PLANALTO-BAHIA
PROGRAMAÇÃO – CH 8h – 04/05/2013
Professoras Ilza, Lane e Marta: O PAPEL DA ESCOLA |
OBJETIVOS:
- Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
- Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de áreas da leitura e da escrita;
- Compreender a importância da avaliação no ciclo da alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
- Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
O grande abraço |
O grande abraço |
Cativar
Uma palavra tão linda já
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e
Todas juntinhas se ler cativar
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e
Todas juntinhas se ler cativar
Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar
Cativou disse alguém
Laços fortes criou
Responsável tu és
Pelo que cativou
Laços fortes criou
Responsável tu és
Pelo que cativou
Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Abertura;
- Acolhimento;
- Dinâmica
de vitalização (O grande abraço)
- Exibição
da Programação do Dia.
- Entrega
do material
- Apresentação
de slide: Memória
- Leitura
deleite: A Formigadinha
Professores Alfabetizadores: Apostando conhecimentos |
- Retomada
das atividades da formação anterior, através da dinâmica de estudo: Apostando conhecimentos.
- Apresentação
do slide: História do Currículo
- Orientação
para estudos teóricos dos temas apresentados no módulo I:
1ª
ano:
Currículo na Alfabetização: Concepções e princípios
2º
ano:
Currículo na Alfabetização: Consolidação e monitoramento do processo de ensino
e de aprendizagem
3º
ano:
Currículo inclusivo: O direito de ser alfabetizado
- Leitura
dinâmica: Estudo sobre os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização –
Língua Portuguesa
- Análise
das fichas de acompanhamento da aprendizagem das crianças e ficha do perfil da
turma
- Avaliação
do Encontro
- Mensagem
final: Educação e Vida
4º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais - PLANALTO-BAHIA SOLENIDADE DE ENTREGA DO MATERIAL DO PNAIC E DO PACTO BAHIA
Representantes de professores, pais e alunos e lideranças |
PNAIC-
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
4º
Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais
PLANALTO-BAHIA
PLANALTO-BAHIA
SOLENIDADE
DE ENTREGA
DO MATERIAL DO PNAIC E
DO PACTO BAHIA
DO MATERIAL DO PNAIC E
DO PACTO BAHIA
03 A 05 /07/2013
- Conhecer os recursos
didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação (livros didáticos e obras
complementares aprovados no PNLD; livros do PNBE e PNBE Especial; jogos didáticos
distribuídos pelo MEC) e planejar situações didáticas em que tais materiais
sejam usados;
- Discutir
sobre educação especial na perspectiva da educação inclusiva para ampliar e
potencializar as possibilidades de ensino;
- Aprofundar os
conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
- Socializar conhecimentos
e experiências vivenciadas a partir dos seminários apresentados pelos
professores alfabetizadores sobre Currículo.
- Compreender o
planejamento a partir do trabalho com os eixos de ensino de língua portuguesa (leitura,
produção de textos, oralidade, análise linguística);
- Planejar o ensino na
alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da
alfabetização na perspectiva do letramento.
ATIVIDADES- DIA 03/07 – quarta –feira
1-
Abertura
2- Acolhimento
e momento de oração
4-
Solenidade de Entrega do material
5- Leitura deleite: SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO (Autor: Marcelo Xavier)
5- Leitura deleite: SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO (Autor: Marcelo Xavier)
Alunos da Professora Meire da Escola Davina Lins de Albuquerque |
6-
Vídeo:
Filme das Cegonhas
7-
Palestra
sobre Educação Especial – A alfabetização de crianças com
deficiência: uma proposta inclusiva
8-
Dinâmica de aquecimento- DESENGONÇADA
9-
Leitura deleite – MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA ( vídeo e leitura dramatizada)
Orientadoras Josa e Adriana- Leitura deleite |
10-
Seminário apresentado pelos professores
alfabetizadores (1º, 2º e 3º ano)
11- Abordagem
do tema: Planejamento e eixos do ensino
(leitura, produção de textos, oralidade, análise linguística.)
Profesores do 1º ano |
Professoras de 2º e 3º ano |
Professoras do 2º ano |
Professora Audileia - 2º ano |
Professora Noângela, Mira e Meire - 3º ano |
Professora Edna - 3º ano |
12- Análise
de planejamentos com vistas aos eixos e direitos de aprendizagem em Língua
Portuguesa
13- Socialização
Nenhum comentário:
Postar um comentário