FORMAÇÕES



Um olhar sobre a formação continuada dos professores alfabetizadores de Planalto

Temos que ser a mudança que queremos ver no mundo.
Gandhi

Temos vivenciado na história do Brasil, a dura realidade de identificar que muitas crianças tem concluído sua escolarização sem estarem plenamente alfabetizadas, assim, o Pacto surge como uma luta para garantir o direito de alfabetização plena a meninas e meninos, até o 3º ano do ciclo de alfabetização. Busca-se, para tal, contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores alfabetizadores.
As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
3. Avaliações sistemáticas e
4. Gestão, controle social e mobilização.
Encontro de Formação na Escola ACM


Dentre as ações do Pacto apresentadas acima, vamos, nesta oportunidade, enfatizar e demonstrar a formação continuada dos professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo considerada como eixo principal. Essa formação é constituída por um conjunto integrado de ações materiais e referências curriculares e pedagógicas a serem disponibilizados pelo MEC.
Sabemos do enorme desafio que temos pela frente: reinventar a escola. Precisamos e queremos uma nova prática pedagógica. O que devemos fazer para encontrar respostas para que essa prática realmente traga resultados positivos? Precisamos de referência. Onde busca-la? Precisamos de critérios para a organização da prática, precisamos de visão e se falta a visão, há um grande perigo de as práticas se corromperem, desarticularem-se, passarem a valer por si só e não como mediação para aquilo que é essencial.
Todos têm direito à educação. Isso é fundamental, pois não nascemos prontos, nem programados; precisamos da educação para nos humanizar.
Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática. 
Encontro de formação na Escola ACM - Integração e fortalecimento do grupo

A formação do professor não se encerra na conclusão do seu curso de graduação, mas se realiza continuamente na sua sala de aula, onde dúvidas e conflitos aparecem a cada dia. Uma das possibilidades de superação de dificuldades é a oportunidade de discutir com outros profissionais da educação, o que pode favorecer a troca de experiências e propiciar reflexões mais aprofundadas sobre a própria prática.
É com a intenção de assegurar uma reflexão mais minuciosa sobre o processo de alfabetização e sobre a prática docente que se criou o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
A formação de docentes é uma tarefa complexa que precisa contar com o esforço conjunto de diferentes segmentos da sociedade. Este Programa do Ministério da Educação se desenvolve em parceria com universidades públicas brasileiras e secretarias de educação. Não há como garantir a efetividade da formação docente sem a participação ativa desses três segmentos. Cada um desses tem funções específicas a fim de garantir o bom andamento do programa. 
Para finalizar citamos esta preciosa reflexão de Vasconcellos:
Encontro de Formação no Telecentro
O que se espera é que os educadores e educandos sejam sujeitos de transformação, abrindo novas possibilidades na forma de ser da escola e do currículo. O que está sempre em questão é o avanço objetivo e subjetivo. Em termos de atitude, apesar dos riscos de sermos mal interpretados, o motor deste avanço pode ser expresso numa palavra: amor. Como dizia Renato Russo, na Música Monte Castelo: Ainda que eu falasse a língua dos homens/E falasse a língua dos anjos,/Sem amor eu nada seria. É só o amor, é só o amor. Parafraseando, afirmo:
Ainda que eu participasse da construção do Projeto Político-Pedagógico da minha instituição, que ajudasse a construir o Quadro de Saberes, ainda que participasse de seminários e congressos, fizesse pós-graduação, ainda que trabalhasse com um currículo não-disciplinar, com projetos ou temas geradores, criasse dispositivos pedagógicos inovadores, ainda que tivesse alunos com necessidades educativas especiais, ainda que fizesse trabalho voluntário, ainda que não trabalhasse mais com a reprovação como alternativa...
Se não mudasse a postura, se não acreditasse que um outro mundo —onde todos tenham lugar— é possível, se não estivesse profundamente convencido de que todo ser humano é portador de uma dignidade inalienável, que todo ser humano é capaz de aprender, se não procurasse estar inteiro naquilo que faço, se não acolhesse cada aluno em sua singularidade e complexidade, se não me comprometesse com produção de um currículo que favorecesse a efetiva aprendizagem, desenvolvimento humano e a alegria crítica (docta gaudium) de todos, enfim, se não tivesse amor, eu nada seria como pessoa, como cidadão
Professores Alfabetizadores
Professores Alfabetizadores

Referência:
Caderno do Pacto, Apresentação.
Vasconcellos, Celso dos S. Currículo: A Atividade Humana como Princípio Educativo. São  Paulo: Libertad, 2009, p. 245-246.


1º Encontro de Formação - JORNADA PEDAGÓGICA 2013


Representações dos Professores Alfabetizadores



PENAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais - PLANALTO - BAHIA
JORNADA PEDAGÓGICA - 26/02/2013 







Objetivos:
  • Relembrar as experiências da implementação do Pacto com Municípios no ano de 2012;
  • Propiciar a compreensão da dinâmica do PENAIC – Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, discutindo sobre as expectativas, os conhecimentos e opiniões acerca do mesmo;
  • Discutir a importância da Formação Continuada do Professor Alfabetizador, nas séries iniciais do Ensino Fundamental;
  • Analisar e refletir sobre a avaliação das capacidades relacionadas à alfabetização;
  • Promover uma reflexão sobre a prática da avaliação diagnóstica.
ATIVIDADES REALIZADAS:
  • Abertura;
  • Acolhimento; 
  • Mensagem/Oração: A Lição do Pássaro (Vídeo)
  • Apresentação da Equipe do PENAIC
  • Exibição da Programação do Dia.
  • Leitura deleite: A Formigadinha
  • Sensibilização: História de Patrick
  • Memórias do PACTO PELA EDUCAÇÃO com os municípios, ano 2012
  • Dinâmica de integração: PALAVRAS
  • Apresentação do PENAIC – Video institucional
  • Apresentação do PENAIC – Slide / Exposição
  • Leitura dinâmica e comentário do texto A formação do professor alfabetizador: responsabilidade social
  • Mensagem inicial: O Valor de ser educador (vídeo)
  • Abordagem do Tema / Leitura dinâmica do texto Ciclo da Alfabetização: enturmação, avaliação e progressão continuada
  • Avaliação diagnóstica (Exposição participada, leituras e atividade em grupo)
  • Socialização: Exposição de ideias
  • Esclarecimento de dúvidas (geral)
  • Avaliação do Encontro
  • Mensagens finais 

ANEXOS:
Momento das Memórias do PACTO
1.   MÚSICA
                                                                          Amor Universal
Todo mundo precisa de carinho
De um sorriso, de amor e de atenção
Às vezes até de um colinho

De um abraço pra sentir o coração
É bom ter você aqui comigo
Bem pertinho sentindo esta emoção
Bate alegre o meu coraçãozinho
Nas batidas do seu coração
Imagine o mundo inteiro
Ouvindo esta nossa canção
                                                E dizendo eu te amo
                                                No idioma de cada nação
                                             I love you diz o inglês
Ich liebe dich fala o alemão
Je t'aime je t'aime diz o frânces
Ai shiteiru se fala no Japão
Io te amo em italiano
Ana bahebak falam nas arábias

Yo te quiero em espanhol
E no Brasil, te amo, te amo
2. MÚSICA 
Momento da música Campeão




Campeão Vencedor
Acredite é hora de vencer
Essa força vem de dentro de você
Você pode até tocar o céu se crer
Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito pra super herói
Nossos sonhos a gente é quem constrói
É vencendo os limites escalando as fortalezas

Conquistando o impossível pela fé 
Campeão vencedor
Deus dá asas faz teu vôo
Campeão vencedor
Momento da música Campeão
essa fé que te faz imbatível
Te mostra o teu valor...
Acredite que nenhum de nós
Já nasceu com jeito pra super herói
Nossos sonhos a gente é quem constrói
É vencendo os limites escalando as fortalezas

Conquistando o impossível pela fé
 Campeão ...
 Tantos recordes você pode quebrar
As barreiras você pode ultrapassar

E vencer
 2x Campeão...





2º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais - PLANALTO-BAHIA

PROGRAMAÇÃO – CH 8h – 04/05/2013

Professoras Ilza, Lane e Marta: O PAPEL DA ESCOLA


     OBJETIVOS:
  •   Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
  •   Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de áreas da leitura e da escrita;
  •   Compreender a importância da avaliação no ciclo da alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
  •   Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.


O grande abraço
O grande abraço

Cativar
Uma palavra tão linda já
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e

Todas juntinhas se ler cativar
Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor

Que alguém tem que levar
Cativou disse alguém
Laços fortes criou
Responsável tu és

Pelo que cativou
Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar

Viver perto de alguém



ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

     -  Abertura;
     -  Acolhimento;
     -  Dinâmica de vitalização (O grande abraço)
     -  Exibição da Programação do Dia.
     -  Entrega do material
     -   Apresentação de slide: Memória
     -  Leitura deleite: A Formigadinha

Professores Alfabetizadores: Apostando conhecimentos
 

     -  Retomada das atividades da formação anterior, através da dinâmica de estudo: Apostando conhecimentos.
     -  Apresentação do slide: História do Currículo
     - Orientação para estudos teóricos dos temas apresentados no módulo I:
1ª ano: Currículo na Alfabetização: Concepções e princípios  
2º ano: Currículo na Alfabetização: Consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem 
3º ano: Currículo inclusivo: O direito de ser alfabetizado
     -  Leitura dinâmica: Estudo sobre os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização – Língua Portuguesa 
     - Análise das fichas de acompanhamento da aprendizagem das crianças e ficha do perfil da turma 
Professores Alfabetizadores: História do Currículo
    - Esclarecimento de dúvidas (geral)
     - Avaliação do Encontro
     - Mensagem final: Educação e Vida


4º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais - PLANALTO-BAHIA SOLENIDADE DE ENTREGA DO MATERIAL DO PNAIC E DO PACTO BAHIA


Representantes de professores, pais e alunos e lideranças

PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
4º Encontro de Formação de Professores Alfabetizadores Municipais 
 PLANALTO-BAHIA
SOLENIDADE DE ENTREGA 
DO MATERIAL DO PNAIC E 
DO PACTO BAHIA
 03 A 05 /07/2013





 OBJETIVOS:
    - Conhecer os recursos didáticos distribuídos pelo Ministério da Educação (livros didáticos e obras complementares aprovados no PNLD; livros do PNBE e PNBE Especial; jogos didáticos distribuídos pelo MEC) e planejar situações didáticas em que tais materiais sejam usados; 
    - Discutir sobre educação especial na perspectiva da educação inclusiva para ampliar e potencializar as possibilidades de ensino;
    - Aprofundar os conhecimentos sobre a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
    - Socializar conhecimentos e experiências vivenciadas a partir dos seminários apresentados pelos professores alfabetizadores sobre Currículo.
    - Compreender o planejamento a partir do trabalho com os eixos de ensino de língua portuguesa (leitura, produção de textos, oralidade, análise linguística);
    - Planejar o ensino na alfabetização, analisando e criando propostas de organização de rotinas da alfabetização na perspectiva do letramento.
 
     ATIVIDADES- DIA 03/07 – quarta –feira
  1-     Abertura
  2-     Acolhimento e momento de oração
Professora Rosineide e Professor Leandro Marinho
  3-     Exibição da Programação da formação
  4-     Solenidade de Entrega do material
  5-  Leitura deleite: SE CRIANÇA GOVERNASSE O MUNDO (Autor: Marcelo Xavier)
Alunos da Professora Meire da Escola Davina Lins de Albuquerque
  6-     Vídeo: Filme das Cegonhas
  7-     Palestra sobre Educação Especial – A alfabetização de crianças com deficiência: uma proposta inclusiva
Ministrante:  Amanda Fagundes Leal Leoni - Psicóloga – FTC
Psicóloga Amanda Leoni
  8-     Dinâmica de aquecimento- DESENGONÇADA
  9-     Leitura deleite – MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA ( vídeo e leitura dramatizada)
Orientadoras Josa e Adriana- Leitura deleite
  10-     Seminário apresentado pelos professores alfabetizadores (1º, 2º e 3º ano)
Profesores do 1º ano
Professoras de 2º e 3º ano
Professoras do 2º ano
Professora Audileia - 2º ano
Professora Noângela, Mira e Meire - 3º ano
Professora Edna - 3º  ano
 11-  Abordagem do tema: Planejamento e eixos do ensino (leitura, produção de textos, oralidade, análise linguística.)
  12-  Análise de planejamentos com vistas aos eixos e direitos de aprendizagem em Língua Portuguesa
  13-  Socialização
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário