VISITAS



Durante as visitas de acompanhamento percebe-se que o professor assume o papel de organizador do ambiente escolar e da sala de aula, proporcionando aos alunos situações que favoreçam o aprendizado, valorizando suas concepções, tratando-os como condição para o conhecimento a ser construído e, principalmente, enxergando o aluno como sujeito ativo que se apropria do conhecimento para uso em sua vida prática.
A sala de aula torna-se o lugar em que seres pensantes que se reúnem, compartilham ideias, trocam experiências, rompem o velho e buscam o novo. São pessoas que trazem e carregam consigo saberes do dia-a-dia que foram internalizadas em sua trajetória de vida.
Há ainda, a preocupação do professor em  demonstrar o que tem realizado de diferente para aprimorar a sua tarefa de alfabetizar, fazendo com que  a aprendizagem seja significativa e relevante. Dessa forma, percebe-se que o docente procura desempenhar, da melhor maneira possível, o seu papel de mediador na construção do conhecimento pela criança e, sobretudo para a criança da escola pública, cujo processo de alfabetização não deve ser desperdiçado.
Para isso, o professor vem proporcionando experiências sistemáticas, onde a criança seja estimulada a desenvolver a sua oralidade; a agir e a refletir sobre a língua escrita/falada; a refletir sobre as funções e importância da aquisição da língua escrita; a ler e a escrever não só como habilidade de decodificação e de codificação, mas principalmente como apreensão/ compreensão/expressão da língua; a fazer uso da língua oral e escrita, em todos os níveis de complexidade e em todos os usos sociais/individuais, para que possam encaminhar uma pedagogia de alfabetização com mais chances de ser bem sucedida.
                                                                    
                                                                               Equipe PNAIC – Planalto/BA

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