PROJETOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS





ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR PROJETOS E SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
  

PROJETO DIDÁTICO

O projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma situação problema. Seu objetivo é a articulação de propósitos didáticos e sociais.
Além de dar um sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos conteúdos e possibilita que o aluno seja corresponsável pela própria aprendizagem, pois visa levar a criança a ser protagonista, investigadora, capaz de descobrir significados de novas relações e de perceber os poderes dos seus pensamentos por meio da síntese de diversas linguagens, expressivas, comunicativas e cognitivas.
 De um modo geral, os projetos aprofundam conteúdos de estudo que começam com uma ideia e são desenvolvidos durante um período, envolvendo situações concretas que levam a reflexões resultantes destas. Nessa perspectiva, considera-se que um bom projeto é aquele que possibilita às crianças interagirem entre elas, discutindo, decidindo, dialogando, resolvendo conflitos e estabelecendo regras e metas. Por meio de um trabalho com um currículo aberto, que abrange qualquer área de conhecimento, a criança é levada a perceber e representar o mundo natural e cultural em que vive.
                                                         

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

A sequência didática é um conjunto de aulas planejadas para ensinar um determinado conteúdo sem ter produto final. Sua duração varia de dias a semanas e pode ser elaborada ao longo do ano, de acordo com o planejado ou com a necessidade dos alunos detectada pelo caminho.
A sequência didática tem como princípio básico dar ao aluno desafios cada vez maiores para que ele se desenvolva e sua realização em sala de aula permite a elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos estudantes noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades.
 Consiste em um procedimento de ensino, em que um conteúdo específico é focalizado em passos ou etapas encadeadas, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem. Ao mesmo tempo, permite o estudo nas várias áreas de conhecimento do ensino, de forma interdisciplinar.
Uma diferença básica entre o projeto didático e a sequência didática é que no  projeto didático o planejamento, monitoramento e avaliação de todo o processo se dá de forma compartilhada, ou seja, as crianças participam da organização geral do trabalho de modo mais direto.


                                                              Fonte Revista Nova Escola e Módulo  VI - PNAIC

Nenhum comentário:

Postar um comentário