ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO POR PROJETOS E
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
PROJETO DIDÁTICO
O projeto didático é
um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolvem uma
situação problema. Seu objetivo é a articulação de propósitos didáticos e sociais.
Além de dar um
sentido mais amplo às práticas escolares, o projeto evita a fragmentação dos
conteúdos e possibilita que o aluno seja corresponsável pela própria
aprendizagem, pois visa levar a criança a ser protagonista, investigadora,
capaz de descobrir significados de novas relações e de perceber os poderes dos
seus pensamentos por meio da síntese de diversas linguagens, expressivas, comunicativas
e cognitivas.
De um modo geral, os projetos aprofundam
conteúdos de estudo que começam com uma ideia e são desenvolvidos durante um
período, envolvendo situações concretas que levam a reflexões resultantes
destas. Nessa perspectiva, considera-se que um bom projeto é aquele que
possibilita às crianças interagirem entre elas, discutindo, decidindo,
dialogando, resolvendo conflitos e estabelecendo regras e metas. Por meio de um
trabalho com um currículo aberto, que abrange qualquer área de conhecimento, a
criança é levada a perceber e representar o mundo natural e cultural em que
vive.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
A sequência didática
é um conjunto de aulas planejadas para ensinar um determinado conteúdo sem ter
produto final. Sua duração varia de dias a semanas e pode ser elaborada ao
longo do ano, de acordo com o planejado ou com a necessidade dos alunos
detectada pelo caminho.
A sequência didática
tem como princípio básico dar ao aluno desafios cada vez maiores para que ele
se desenvolva e sua realização em sala de aula permite a
elaboração de contextos de produção de forma precisa, por meio de atividades e
exercícios múltiplos e variados com a finalidade de oferecer aos estudantes
noções, técnicas e instrumentos que desenvolvam suas capacidades.
Consiste em um procedimento de ensino, em que um conteúdo específico é focalizado em passos ou
etapas encadeadas, tornando mais
eficiente o processo de
aprendizagem. Ao mesmo tempo, permite o estudo nas várias áreas de conhecimento
do ensino, de forma interdisciplinar.
Uma diferença básica
entre o projeto didático e a sequência didática é que no projeto didático o planejamento,
monitoramento e avaliação de todo o processo se dá de forma compartilhada, ou
seja, as crianças participam da organização geral do trabalho de modo mais
direto.
Fonte Revista Nova
Escola e Módulo VI - PNAIC
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