PENAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
2º Encontro de
Formação de Professores Alfabetizadores Municipais PLANALTO-BAHIA
OBJETIVOS:
- Entender a concepção de alfabetização na perspectiva do letramento;
- Aprofundar a compreensão sobre currículo nos anos iniciais do Ensino Fundamental e a definição de direitos de aprendizagem e de desenvolvimento de áreas da leitura e da escrita;
- Compreender a importância da avaliação no ciclo da alfabetização, analisando e construindo instrumentos de avaliação e de registro de aprendizagem;
- Construir coletivamente o que se espera em relação aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento no ciclo de alfabetização.
O grande abraço |
O grande abraço |
Cativar
Uma palavra tão linda já
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e
Todas juntinhas se ler cativar
Quase esquecida me faz recordar
Contendo sete letrinhas e
Todas juntinhas se ler cativar
Cativar é amar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar
É também carregar
Um pouquinho da dor
Que alguém tem que levar
Cativou disse alguém
Laços fortes criou
Responsável tu és
Pelo que cativou
Laços fortes criou
Responsável tu és
Pelo que cativou
Num deserto tão só
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém
Entre homens de bem
Vou tentar cativar
Viver perto de alguém
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:
- Abertura;
- Acolhimento;
- Dinâmica
de vitalização (O grande abraço)
- Exibição
da Programação do Dia.
- Entrega
do material
- Apresentação
de slide: Memória
- Leitura
deleite: A Formigadinha
Professores Alfabetizadores: Apostando conhecimentos |
Professores Alfabetizadores: História do Currículo |
- Retomada
das atividades da formação anterior, através da dinâmica de estudo: Apostando conhecimentos.
- Apresentação
do slide: História do Currículo
- Orientação
para estudos teóricos dos temas apresentados no módulo I:
1ª
ano:
Currículo na Alfabetização: Concepções e princípios
2º
ano:
Currículo na Alfabetização: Consolidação e monitoramento do processo de ensino
e de aprendizagem
3º
ano:
Currículo inclusivo: O direito de ser alfabetizado
- Leitura
dinâmica: Estudo sobre os direitos de aprendizagem no ciclo de alfabetização –
Língua Portuguesa
- Análise
das fichas de acompanhamento da aprendizagem das crianças e ficha do perfil da
turma
- Esclarecimento
de dúvidas (geral)
- Avaliação
do Encontro
- Mensagem
final: Educação e Vida
Nenhum comentário:
Postar um comentário