SEQUÊNCIA DIDÁTICA – 1º ANO
Tema:
Poesia ( PASSARINHO FOFOQUEIRO )
Bloco de conteúdos:
- Português;
- Ciências;
- Matemática
Conteúdos:
·
Leitura e Interpretação;
·
Habitat / Características Física e locomoção de
animais;
·
Situações problemas ( adição e subtração
);
Objetivo Específicos:
·
Favorecer o desenvolvimento da
criatividade, sensibilidade, imaginação através da leitura do texto poético;
·
Reconhecer as diferenças entre habitat,
características físicas e locomoção dos animais;
·
Usar estratégias próprias para resolver problemas
envolvendo adição e subtração;
Turma e Idade dos Alunos
1º
ano - 6 anos
Tempo Estimado
2
dias.
Material Necessário:
·
Cartaz / cópias da poesia / Livro de
curiosidades dos animais
·
Atividades xerocadas/Quebra-Cabeça
1º dia – Língua Portuguesa
Eixo – Leitura e Oralidade
Desenvolvimento:
·
Organizar a sala para a leitura da
Poesia.( a critério do professor).
·
Expor no quadro o cartaz com a poesia
informando o gênero (Poesia).
·
Realizar a leitura coletiva, e logo
após, propor questionamentos desenvolvendo a oralidade: Sobre o que fala o
texto? O que é ser fofoqueiro? Fofoca é uma coisa boa? Porque? Qual foi a
fofoca que o passarinho fez de cada animal? Você já ouviu alguma dessas
expressões relacionadas a pessoas? Como?
Eixo
– Aquisição da Escrita
Desenvolvimento:
·
Distribuir cópias da poesia.
·
Ler a poesia, pausadamente, dando ênfase
ao som de cada palavra.
·
Pedir para que alguns alunos vão até o
cartaz, aponte o nome de um dos animais e leia, em seguida, registre no quadro.
·
Orientar para que os alunos pintem no
texto, o nome desses animais.
·
Dividir a sala em seis grupos, com uso
do alfabeto móvel cada um irá formar o nome de um dos animais da poesia.
·
Chamar um representante de cada grupo,
para que escreva no quadro como formou o nome do animal, realizando assim uma
correção coletiva.
·
Após a correção, aplicar a atividade,
onde os alunos irão ordenar as letras que formarão o nome dos animais: COBRA, FOCA
E ARARA. (Atividade 1)
·
Releitura do cartaz com a poesia
destacando cada palavra e o espaçamento entre elas.
·
Entregar para cada aluno uma cópia do
texto, onde eles terão que observar as palavras que faltam e completar.
Avaliação:
·
Observação do comportamento e
participação individual e coletiva na realização das atividades enfatizando a
oralidade e a escrita.
2°
dia – Ciências (1º Horário)
Eixo – Leitura e Oralidade
Desenvolvimento:
·
Organizar os alunos no pátio, para
acompanhar a leitura do livro”Curiosidades dos Animais”(confeccionado pelo
professor).
·
Propor questionamentos para aprofundar
as informações sobre os animais: Todos esses animais vivem no mesmo
habitat?Quais desses animais têm as mesmas características físicas?Qual é a
forma de locomoção de cada animal?Qual locomoção que você achou mais
interessante?Por quê?
Eixo
– Aquisição da Escrita
Desenvolvimento:
·
Confeccionar junto com os alunos uma
cópia do livro “Curiosidades dos Animais”, eles irão escrever e ilustrar.
·
Conversar com os alunos sobre a
importância das informações contidas na capa de um livro, como:Título, Autor,
Ilustrador e Editora.
·
Aplicar atividade (Confecção do livro).
2º Horário – Matemática
Eixo – Leitura e Oralidade
Desenvolvimento:
·
Dividir os alunos em grupos e propor o
Jogo da Forca com as palavras: ZOOLÓGICO,ANIMAIS, PESSOAS e DIVERSÃO e, em
seguida conversar com os alunos sobre essas palavras, perguntando se elas fazem
parte do mesmo campo de informação.
·
Após todos os comentários, apresentar
situações problemas (xerocadas) e resolver coletivamente, fazendo as
interversões necessárias.
Avaliação:
·
Com os alunos, ainda em
grupos,distribuir um quebra-cabeça, onde eles irão identificar e montar a
imagem dos animais:OSTRA,FOCA,COBRA,LEÃO MARINHO,ARARA e PASSARINHO.
Obs. Professor antes de aplicar o “
Jogo da Forca”, converse com os alunos sobre as regras do jogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário